Poda
A poda propriamente dita cumpre uma função restauradora, pois permite rejuvenescer uma planta, eliminar defeitos, ramos mortos, dirigir, orientar e controlar o crescimento, além de assegurar o equilíbrio entre a parte aérea e radicular. Se em qualquer tarefa de jardinagem a poda é importante, no bonsai assume uma importância fundamental: mediante a poda estabelece-se a estrutura básica, conserva-se a forma, corrigem-se e evitam-se defeitos.
Poda de refinamento
Também chamada de “PINÇAGEM”, é feita com a ponta de uma tesoura longa ou com os dedos e nos permite manter a forma da árvore, reorientar o crescimento e obter uma boa ramificação.
Temos que recordar que as gemas terminais são inibidoras da ramificação lateral. A técnica da pinçagem nos permite eliminar estas gemas terminais e favorecer o surgimento de novas ramificações.
Poda Drástica
Também denominada “Poda Estrutural”, serve para dar forma à estrutura do futuro bonsai, quando a matéria prima é uma planta de viveiro ou coletada na Natureza, e é necessário suprimir os galhos cuja localização não se ajuste ao estilo e, também aqueles que não se possa corrigir através de aramação. Para que se destaque a linha do tronco, os primeiros 2/3 (em sua parte frontal) devem ser livres de galhos sem, entretanto, deixar a árvore desnuda. Para que isto não ocorra, devemos recordar que os ramos alternados, localizados na parte posterior do tronco vestirão e darão profundidade ao bonsai.
Deve-se estudar detidamente a planta, avaliar suas possibilidades e decidir o estilo. Neste momento chega o instante da poda. Mas, que galhos devemos cortar?
* Os galhos que estão localizados no primeiro terço do tronco;
* Os galhos que cruzam o tronco, tanto na frente como atrás;
* Os galhos de crescimento invertido, mais finos na base que no ápice;
* Os galhos que crescem perpendiculares para cima ou para baixo;
* Os galhos que crescem para o centro;
* Os galhos muito emaranhados;
* Os brotos ladrões;
* Os galhos em forma de “V”;
Se dois galhos crescem na mesma altura, em lados opostos do tronco, elimine um;
Se dois galhos nascem de um mesmo ponto, deixe apenas um;
Se existirem galhos paralelos, apenas um deve permanecer;
Se existirem galhos dispostos em forma radial, eliminamos todos os que incomodam esteticamente;
Eliminam-se também todos os galhos que apontem para frente, salvo os do último terço da árvore, que devem ser colocados ligeiramente para esquerda ou para direita.
A superfície do corte deve ser ligeiramente côncava, para facilitar a cicatrização. Uma pomada poderá ser aplicada sobre a área para evitar a proliferação de fungos.
Poda de Raízes
A poda de raízes é uma prática comum de jardinagem. Permite transplantar árvores de grande porte, estimula o crescimento de exemplares jovens, consegue que árvores frutíferas ou floríferas comecem a produzir. Quando se podam as raízes de um bonsai, a planta recebe todos esses benefícios e mais o adicional de um sistema formado por raízes fortes e curtas, das quais saem uma grande quantidade de pequenas raízes. A poda estimula o surgimento de numerosas ramificações laterais, se o substrato tiver a porosidade adequada (textura grossa).
A massa radicular determina o volume da parte aérea de uma planta: se o sistema radicular tem poucas raízes finas, os galhos e as folhas se mostrarão débeis enquanto que uma planta com um sistema radicular adequado mostrará um aspecto bastante vigoroso.
Poda Compensatória
O sistema radicular de um exemplar transplantado reduz sua capacidade de prover de água a parte foliar. A parte aérea deve ser reduzida na mesma proporção que as raízes; isto permitirá que a planta desenvolva um novo sistema radicular. Enquanto durar este processo, as poucas raízes que sobraram serão insuficientes para que o sistema foliar receba a água necessária para a transpiração e a fotossíntese que ocorre. O equilíbrio entre a parte aérea e o sistema radicular trará um restabelecimento rápido. Toda raiz que apresente traumatismo ou enfermidade deve ser eliminada. Os cortes devem ser em ângulo reto e com a superfície do mesmo voltada para baixo.
Poda de Manutenção
Uma vez estabelecida a estrutura do bonsai, é necessário manter-se o contorno dos galhos. Se a nova folhagem crescer livremente, rapidamente o nosso bonsai perderá sua forma. Para que isto não ocorra devemos sempre podar a parte que cresceu demais durante o período de crescimento ativo (Primavera – Verão).
Caso você deseje aumentar o tamanho do bonsai, quando os brotos novos tiverem 4 ou 5 pares de folhas, reduz-se 2 ou 3. Caso contrário, eliminam-se todos.
O corte deve ser efetuado acima de uma gema orientada para fora. A nova folhagem crescerá na mesma direção da folha localizada imediatamente abaixo do corte. A poda constante dará como resultado uma copa frondosa e uma ramificação fina e abundante.
É necessário lembrar que a melhor época para se proceder às podas é o período em que as árvores estão em repouso vegetativo, tendo em vista que nessa época não há uma atividade muito grande no fluxo de seiva e nutrientes, o que reduz bastaste o desgaste da planta.